segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nª Sª das Necessidades

A par da Nª Sª do Carmo, padroeira da nossa aldeia, a Nª Sª das Necessidades  e a Nª Sª das Preces são também alvo dos pedidos de ajuda,  em tempos de aflição, dos habitantes de Porto Silvado.
Para quem não conhece, vamos divulgar a história da aparição de Nª Sª que deu origem  à enorme devoção que os habitantes da serra do Açor têm pela Virgem Maria, nestes dois casos denominada por Nª Sª das Necessidades e por Nª Sª das Preces, que deram origem a romarias anuais muito conhecidas e concorridas.
 
NªSª das Preces
 
 
Diz-se que, há muitos anos atrás, a Virgem Maria apareceu a uns pastorinhos no Monte do Colcurinho, um local situado a uma altitude de 1242 metros. Não há registos escritos sobre este assunto, que nos possam dar uma certeza de como tal aconteceu, mas sabe-se que neste monte   existiu uma pequena capela dedicada a Nª Sª das Preces, onde era difícil chegar e que, por falta de manutenção, acabou por ruir. Conta-se também que, a imagem foi mudada para vários locais onde os acessos facilitassem a presença dos crentes, fixando-se finalmente no Vale de Maceira, onde foi construído um grandioso santuário.
No entanto, no Monte do Colcurinho, no local onde se consta ter acontecido o aparecimento, foi erguida uma nova capelinha muito simples em louvor à Virgem, mas tendo agora o nome de Nª Sª das Necessidades, também conhecida na região por Nª Sª do Cabeço, ou por Nª Sª do Colcurinho.
 
Nª Sª das Necessidades


 

Sem comentários:

Enviar um comentário